in ,

8 Avisos Para Futuros Donos de Filhote de Golden Retriever

Até os meus 18 anos de idade, eu nunca soube o que é viver longe de um cachorro.

Depois disso fui para faculdade e desde então minha vida mudou bastante. Morei em algumas cidades, desenvolvi hábitos não muito “fixos”. Um cachorro simplesmente não estava nos planos.

Sempre tive muita saudade do Lobo, meu primeiro cão. Um pastor branco com alma de vira-lata que atormentava todos no bairro onde eu morava rsrs.

A partida dele foi um trauma, ele viveu cerca de 18 anos mas sua fase final foi bem difícil. Lembro que decidi que nunca mais teria outro animal porque não queria sofrer tudo aquilo novamente.

O tempo passou, veio a pandemia, e eu me senti cada dia mais sozinho. Para um cara como eu que gosta muito de companhia e de estar junto das pessoas que ama, o home office parecia não ter fim.

Comecei a discutir mais com a minha namorada, comecei a depositar os meus problemas no colo de outras pessoas. Foi quando eu percebi que eu precisava de algo para sair daquele círculo vicioso.

Lembrei da hora da alegria que eu tinha com o Lobo e de como era legal ir até o “Aviário” (cidades do interior na década de 90 não tinham Pet-Shops) comprar coisas novas para ele com o meu pai.

Então não tive dúvida, comecei a procurar cães que tivessem o meu perfil.

Queria um cão companheiro, que me tirasse de casa e que eu pudesse fazer todas as coisas que eu amo junto (como corridas em trilha, esportes, passeios longos, etc…).

Veio então o Projeto Golden Retriever e tudo… Virou de cabeça para baixo.

O Baita sempre foi um caos e um sossego no mesmo cachorro. Ele não tem meio termo: ou ele estava infernizando a sua vida, ou ele estava dormindo em algum canto.

baita-filhote-de-golden
Esse é o baita, com 4 meses!

Na minha cabeça inocente ele chegaria na minha casa e começaríamos nossa vida maravilhosa juntos fazendo várias coisas divertidas mas no final das contas minha vida se resumiu a mãos mordidas e eu limpando xixi e cocô em todos os lugares da minha casa.

Filhotes dão muito trabalho.

Muitas vezes me vi mandando mensagens de texto para meus amigos que têm cachorros, perguntando: “Isso é normal?”

Eu realmente não tinha ideia que o Baita poderia fazer tanta coisa maluca em um dia só. Mas hoje estamos muito bem. Temos nossos momentos de “briga” mas estamos no caminho certo depois de batermos muito cabeça.

Ajuda de profissionais e organização foram fundamentais.

Para seu incentivo, aqui está uma lista de 8 coisas que você pode encontrar caso opte por levar um filhote para casa.

PS. Antes de começarmos, se você está prestes a comprar um novo cachorrinho, pode se beneficiar MUITO com o Manual do Filhote de Golden. Nesse livro te tudo que eu gostaria de ter aprendido antes de levar o Baita para casa. Você pode vê-lo clicando aqui.

8 Avisos Para Futuros Donos de Filhote de Golden

Nem sempre é amor à primeira vista

amor-a-primeira-vista

Na TV você vê crianças abrindo uma caixa no Natal com um cachorrinho dentro, e o cachorrinho está tão animado que não consegue parar de lamber o rosto da criança.

É amor à primeira vista e os dois jovens são instantaneamente melhores amigos.

Na realidade, nem sempre é assim.

Pense nisso… você está tirando um filhote de golden de seus irmãos e pais e o levando para uma casa que é desconhecida e cheia de estranhos (mesmo que esses estranhos sejam cheios de amor).

O vínculo amoroso com o qual você fantasia antes de ter um cachorro leva tempo para se desenvolver.

Não acontece instantaneamente, como de alguma forma pensei que aconteceria. Na verdade eu e o Baita ainda estamos construindo muita coisa, esse vínculo as vezes demora um pouco.

Ele exige a brincar com o seu filhote, ensinar as coisas com paciência, cuidar deles, alimentá-los (isso vai realmente fazer com que ele goste de você) e, em geral, apenas amar ele antes dele amar você.

Seu cachorro precisa “ir no banheiro”. Bastante.

Eu lembro de ter falado com a minha irmã um dia depois de pegar o Baita.

Estava adorando o quanto ele era fofo quando fazia xixi e andava cambaleando depois. A loucura era que ele já tinha feito xixi a menos de 30 minutos antes disso.

Filhotes fazem MUITO xixi e cocô, e adivinha?

Eles não se importam com nada. Se você quiser que o seu cão só faça as necessidades com ele, vai ter que sair com eles a cada 20/30 minutos todos os dias, durante uns 2 ou 3 meses.

E se estiver chovendo?

E se estiver nevando?

E se estiver 50 graus?

Seu filhote de golden ainda tem que fazer xixi e vai precisar sair todas essas vezes.

Atividade favorita do seu filhote de golden é morder dedos

Os filhotes exploram o mundo pela boca e seus dentes estão lentamente crescendo, então os filhotes estão constantemente mordendo você (e quase tudo com que entram em contato).

Lembro de pensar comigo mesmo que a única coisa que eu queria era fazer carinho no baita sem que ele me mordesse. É um saco!

Mas se você se colocar no lugar dele vai entender que as gengivas estão coçando, existe um desconforto ali. Ele não responde muito por ele mesmo.

Essa fase passa!

Veja Também: Manual do Filhote de Golden Retriever

Filhotes ficam doentes

Como eu disse acima, filhotes exploram o mundo com a sua boca.

Infelizmente, algumas coisas que eles colocam na boca os deixam doentes.

Filhotes, assim como crianças, não desenvolveram totalmente o sistema imunológico para estar em segurança e saudáveis.

O Baita teve várias coisinhas. Nada muito grave, mas coisinhas chatinhas de lidar. Limpeza de ouvido, diarreias e vômitos desconhecidos por exemplo.

O que me leva ao meu próximo ponto…

Filhotes são caros

Sem levar em consideração o custo de se comprar um filhote, cuidar deles sai caro!

Eles comem muitos, MUITOS brinquedos (você ficará surpreso com o quão rápido eles conseguem destruir um), precisa de várias doses de vacina que são caras, ficam doentes e vão ao veterinário, precisam coisas básicas de filhote de golden como um caixote, guia, potes de comida e água.

Também podem ter gastos extra com coisas que ele pode destruir. O baita mesmo derrubou uma xícara inteira de café em um MacBook Pro (o conserto custou mais de R$ 12 mil reais e eu estou pagando até hoje dependendo de quando você está lendo esse artigo rsrs).

Você pode ter que levar o seu filhote de golden para o adestramento e creche… Vai por mim, isso é BEM caro.

Enfim, filhotes são caros.

Seu cachorro vai destruir coisas

filhote-de-golden

Devo admitir que eu tive sorte com isso.

A única coisa que o meu golden destruiu no apartamento foi um tapete capacho de porta. O resto ele teve misericórdia.

Para as tantas outras história que eu ouvi, fiquei até me sentindo tranquilo.

Histórias de cachorros comendo rodapés, cabos e telefones inteiros; rasgando sofás de couro ou mastigando cadeiras de madeira. Ouvi até dizer de um golden que comia PAREDE (sim, ele roía a parede até chegar no reboco).

Você definitivamente vai querer ficar de olho no seu filhote.

Seu cachorro vai te acordar durante a noite

Durante o primeiro mês, meu filhote de golden acordou três vezes por noite.

E depois disso, eram duas vezes por noite.

E então era uma vez por noite, e recentemente (ele tem quase 5 meses), ele começou a dormir a noite toda quase todas as noites.

Com um cachorrinho, você aprenderá rapidamente quão pouco consegue dormir. Passa rápido, mas incomoda.

Eles valem a pena

Não importa quanto dinheiro eu gastei, quantas horas de sono eu perdi, ou quantos curativos eu coloquei em meus dedos e braços, tudo fica pequeno em comparação com quanto amor, diversão e companhia o meu filhote tem me proporcionado.

É uma alegria gigante ver ele crescer, o fato de ele estar me esperando 100% das poucas vezes que eu saio, praticando adestramento com ele e ensinando modos (que ele obedece apenas 10% do tempo), e fazendo carinho quando ele deixa.

A fase de filhote passa mais rápido do que você imagina, e em breve, você estará realmente se lembrando do seu filhotinho tentando agarrar seus dedos, ou dormindo em uma caixa de sapatos ao lado da sua cama a noite.

É uma jornada difícil, mas é o que faz valer a pena. Se eu tivesse escolha, faria de novo.

PS. Se você está prestes a comprar um novo cachorrinho, pode se beneficiar MUITO com o Manual do Filhote de Golden. Nesse livro te tudo que eu gostaria de ter aprendido antes de levar o Baita para casa. Você pode vê-lo clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

O que você acha?

Escrito por O Golden Retriever

Somos completamente apaixonados por golden retrievers e fazemos desse amor nossa profissão. Dedicamos nosso dia a dia para trazer informações sobre a raça e difundir esses caras que fazem tanta diferença na nossa vida. Seja um filhote de golden retriever ou um vovô golden, nosso amor só multiplica. Obrigado por estar aqui.

tipos-de-golden-retriever-black

6 Tipos de Golden Retriever (Com Fotos)

capa-golden-retrievers-ingleses-vs-americanos

Golden Retrievers Ingleses vs Americanos